Criar um Site Grátis Fantástico
Doenças causadas por pragas/ Baratas
Doenças causadas por pragas/ Baratas

Doenças causadas pelas baratas

As baratas podem transmitir bactérias que contaminam alimentos, por isso é preciso o controle de pragas e limpeza correta de alimentos.

Grande vilã das mulheres e do ambiente doméstico, além de ser consideradas nojentas e assustadoras, as baratas ainda transmitem algumas doenças . Muitos defendem a teoria de que elas próprias não são transmissoras como os mosquitos da dengue e da febre amarela, porém em suas patas existem milhões de microorganismos que, quando em contato com os alimentos e objetos pessoais, contamina-os podendo nos transmitir doenças sérias.

            Hepatite A

A hepatite A é uma das doenças que a barata pode transmitir para os seres humanos. Sua transmissão ocorre devido à ingestão de água, alimentos e objetos pessoais contaminados e quando alcança o intestino infecta os enterócitos da mucosa e se multiplica, depois se espalha pelo sangue, infectando principalmente o fígado. Os principais sintomas são: febre, dor abdominal, náuseas, diarreia por cerca de um mês. Alguns doentes podem ficar com os olhos e a pele bem amarelada por causa da disfunção do fígado, em 99% dos casos há recuperação e cura.

      Febre tifoide

A febre tifoide é outra doença que pode ser transmitida pela barata, ela é causada pela Salmonella typhi, somente os seres humanos podem adquirir essa bactéria, sendo mais comum em países pobres e subdesenvolvidos. É transmitida pela ingestão de alimentos ou água contaminada, mas pode-se adquirir também através de um beijo. Além da febre tifoide a barata pode transmitir tuberculose, conjuntivite, infeções urinárias, diarreia, lepra e pneumonia. Para evitar que sua casa seja invadida por baratas a recomendação é que sempre mantenha a casa limpa, alimentos bem lavados e guardados, beber somente água filtrada e guardar bem os objetos pessoais como a escova de dentes.

Se apresentar qualquer um dos sintomas acima procure um médico, e lembre-se que a melhor forma de evitar as baratas é manter o local onde mora sempre limpo.